Powered By Blogger

sábado, 8 de outubro de 2011

O que não faz sentido.

Hoje quando fui comprar um biquíni, me deparei com um monte de mulheres enfurecidas jogando peças e mais peças do mesmo para cima. Era promoção e nós mulheres não resistimos a uma. Nada de anormal nisso. Passado algum tempo, eu já  cansada de procurar por um modelo que pudesse me satisfazer; ouvi várias mulheres comentando que já estavam fazendo dieta e tomando remédios pois o verão está próximo. Parei e pensei por um segundo. Por qual motivo essas mulheres estão tomando remédios para emagrecer? Por qual motivo essas mulheres estão malhando feito loucas? Por qual motivo essas mulheres estão buscando um bronzeado rápido? Por qual motivo essas mulheres estão arriscando a própria saúde? Por qual motivo essas mulheres não malham, não fazem reeducação alimentar( o que é bem diferente de dieta) todos os meses do ano?  Por qual motivo eu não estou preocupada em dieta mesmo estando acima do peso? Por qual motivo eu não estou tomando remédio e nem  malhando de forma exacerbada? Por qual motivo eu não saí triste da loja por não ter encontrado um modelo de biquíni para mim? E por último... Por qual motivo eu não me senti uma alienígena frente a isso?
  Creio que a resposta é que eu não quero pertencer a uma sociedade que nos vê como objeto. Uma sociedade que está preocupada com o "ter" do que com o "ser". Que só aceita as gostosas, peitudas, ricas, as de cabelo liso, as brancas... Quem foi que disse que precisamos ter um bumbum durinho e um seio farto para sermos bonitas? Por quê só a magra e a de cabelo liso é bela? Contrariando o poeta beleza não é fundamental. Não é preciso ser bela, ser magra, ser branca, ter o cabelo liso pra ser uma boa pessoa. Para ser gentil, amável, companheira, sincera, amiga. Costumo dizer que não é fácil ser feminista. Não é fácil nadar contra a corrente e acreditar em uma sociedade menos seletiva e menos preconceituosa. Geralmente o termo feminista vem associado a mulheres feias, tristes, mal amadas, mal vividas... Não, a maioria de nós são mulheres determinadas, inteligentes, belas e muito bem amadas.
Mulheres que não aceitam ser tachadas como simples "reprodutoras". Não somos as Ámélias da canção. Somos livres, estamos rompendo o padrão, estamos vivendo da forma que queremos viver. Nós podemos tudo, nós podemos mais. Viva a sociedade plural. Viva a cada um que luta por isso !

Nenhum comentário:

Postar um comentário